domingo, 10 de julho de 2016


 A LITERATURA INFANTIL

A literatura infantil é a fonte de enriquecimento e aquisição de valores, torna o pequeno ser mais crítico, enriquecendo o seu vocabulário, tornando sua imaginação mais fértil, extravasa sentimentos ao viajar na leitura. Os "contos de fadas e as fábulas" podem proporcionar momentos de reflexão, onde a vivência de emoções pode colocá-lo como participante do contexto.
As ofertas de leituras devem ser diversificadas a fim de promover  a sua identificação e desenvolver a sua criticidade.
Vivemos um momento em que as produções literárias e infantis vem superando fronteiras e proporcionando cada vez mais escolhas capazes de suprir as necessidades educacionais e também os espaços no lazer.
Na educação e como educadores é preciso que se incentive  e aproveite o uso com a leitura para oportunizar o desenvolvimento da mente infantil e de tal forma que os conteúdos contribuam para o crescimento intelectual e moral acrescentando saberes que os tornem adaptados socialmente.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ludicidade, uma necessidade!

Para envolver e desvendar o potencial do aluno faz-se necessário lançar mão de táticas que, nem sempre parecem certas, aos olhos de observadores mal informados, como é o caso da ludicidade, ou seja de brincadeiras e jogos que, inseridos ao contexto escolar,  trarão respostas que no ensino puramente curricular, não seriam obtidos. Ao professor cabe tornar o mais envolvente possível determinado contexto usando  quais técnicas forem necessárias para que o aluno sinta entusiasmo em participar proporcionando a abertura necessária para que o aprendizado se realize.
A ludicidade, a brincadeira, o jogo, quanto mais interesse proporcionar melhor resultado oferecerá .
Portanto o lúdico na sala de aula é uma estratégia, onde as percepções habilidades e socialidades infantis podem ser aguçadas, transformadas e direcionadas.
O lúdico não é apenas brincadeira, ele é parte de um todo onde as potencialidades infantis são descobertas e efetivadas.
A poesia em sala de aula

A poesia é o expressar de sentimentos capazes de tocar a alma.
Sabemos da importância da poesia pois desenvolve o vocabulário, o conhecimento em geral e também a dificuldade que muitos alunos encontram de interpretação; isso se da pela falta de familiaridade com a poesia. Muitas escolas parecem ter esquecido a abordagem poética no currículo escolar, principalmente nos primeiros anos, deixando de proporcionar rica experiência á criança em nome de coisas ditas mais importantes, conforme texto de Maria Helena Zancam Frantz(1998,p.80)
Há a necessidade de se incentivar, na criança, desde cedo o hábito da leitura e nesse caso da poesia.
Somente através do trabalho do educador promovendo momentos poéticos e práticos poderá haver o resgate da sensibilidade que ,em parte está se perdendo na geração presente.




                                                      

                          Falando sobre fábulas...



 Os contos de fadas ou fábulas são pequenas narrativas onde o enredo é  apresentado com a finalidade de se transmitir algum conhecimento o ensino.
 A narrativa normalmente possui um herói que após enfrentar muitas dificuldades acaba vencendo o mal. Esses contos ou fábulas normalmente são de autores anônimos e transmitidos oralmente de uma geração a outra, sendo-lhes acrescentadas muitas vezes novos elementos ou situações ; sendo um meio de transmitir lições nem sempre as interpretações são as mesmas.
 O que há de comum nos contos de fadas é a presença de herói representando o bem e do personagem malvado representando o mal; e no contexto o que há de comum nos contos de fadas é a capacidade de transmitir encantamento no leitor.