sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Maquinaria escolar e (Des) Encantos da Pedagogia Moderna

  Buscando conhecer o que possibilitou a instituição da escola, o texto Maquinaria Escolar, discorre sobre as condições sociais e históricas que permitiram a implantação da escola nacional e entre as medidas tomadas está a criação do estatuto da infância, definição dos espaços escolares, corpo docente e a substituição de velhas técnicas de ensino, a obrigatoriedade escolar para crianças de 06 a 16 anos elaborados pelos poderes públicos e legalizados e que tornou a escola obrigatória. Os Jesuítas e outras instituições moralistas foram os primeiros a implementar na sociedade a escola. Para os Moralistas  e Igreja a educação devia ser fundamentada em forte ensino religioso. Foi a maneira adotada pela Igreja para controlar e impor padrões morais e a autoridade eclesiástica numa época em que católicos e protestantes tinham acirradas disputas. Nesse contexto buscou-se identificar a formação histórica, cultural e social utilizadas pelas instituições escolares e funcionalismo nacional.
Quando lemos o texto (Des) Encantos divisamos a produção de identidades sociais e sendo ressaltadas diferenças sociais e culturais. Foram implantadas escolas públicas para os pobres e a privada que incentivava a supremacia dos poderosos. Nesse período apareceram mudanças e a modernidade pedagógica avançou  trazendo á escola uma nova maneira de construir a infância.
“Na modernidade pedagógica o novo e o tradicional foram complementares entre sí”, a tradição apegada ao passado buscando identificar valores que sustentassem sua posição social e ostentar , como que , “uma auréola da civilização”.
Nessa época eram utilizados métodos de disciplina que incluíam os castigos físicos e uso da palmatória, entre outros.
Ao fluírem os tempos as transformações foram surgindo com as indústrias, crescimento da pobreza, a diferenciação das escolas em públicas e particulares e, com o aumento da população, implantam-se escolas primárias, profissionais e outras para atender a diversidade social, que procura ainda hoje, sustentar e satisfazer a sociedades buscando entre os (Des) Encantos a realização, identificação e efetivação de uma nova cultura e sociedade, uma nova maneira de ser escola.

Referências; A maquinaria escolar, de Julia Varela e Fernando Alvarez e (Des) Encantos da        modernidade escolar, de Clarice Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário