Quando
lemos o texto (Des) Encantos divisamos a produção de identidades sociais e
sendo ressaltadas diferenças sociais e culturais. Foram implantadas escolas
públicas para os pobres e a privada que incentivava a supremacia dos poderosos.
Nesse período apareceram mudanças e a modernidade pedagógica avançou trazendo á escola uma nova maneira de
construir a infância.
“Na
modernidade pedagógica o novo e o tradicional foram complementares entre sí”,
a tradição apegada ao passado buscando identificar valores que sustentassem sua
posição social e ostentar , como que , “uma auréola da civilização”.
Nessa
época eram utilizados métodos de disciplina que incluíam os castigos físicos e
uso da palmatória, entre outros.
Ao
fluírem os tempos as transformações foram surgindo com as indústrias,
crescimento da pobreza, a diferenciação das escolas em públicas e particulares
e, com o aumento da população, implantam-se escolas primárias, profissionais e
outras para atender a diversidade social, que procura ainda hoje, sustentar e
satisfazer a sociedades buscando entre os (Des) Encantos a realização,
identificação e efetivação de uma nova cultura e sociedade, uma nova maneira de
ser escola.
Referências; A maquinaria escolar, de Julia Varela e Fernando Alvarez e (Des) Encantos da modernidade escolar, de Clarice Nunes
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