quinta-feira, 21 de abril de 2016




                                                       A importância do ler

  A leitura nos leva, não a decifrar letras, mas imprimir ao conteúdo discorrido a interpretação pessoal. Ao ler nos colocamos diante de determinado contexto analisando-o e de certa forma acabamos fazendo parte do mesmo. Viajamos no carrossel dos pensamentos onde as ideias do autor passam como que pelo crivo de aceitação ou não de quem lê; é apurada a criticidade a elaboração de ideias e a comunicação.
  Descobertas, questionamentos, identificação de experiências é o que proporcionamos quando estimulamos a leitura. O aluno vai aprender as considerações do escritor e aprender a identificar os sentimentos que ele quis transmitir.
  A leitura deve ser estimulada, não porém, fazer dela uma obrigação.
  Devemos transformá-la numa experiência que pode ser, através da imaginação do autor, vivida pelo leitor. Ler abre caminhos para a compreensão do todo que nos rodeia. A leitura deve ser um hábito independente da aprendizagem escolar, porém faz parte da mesma.
  Ler é fazer do que se leu fonte de conhecimento individual, onde a sensibilidade de cada um constrói o seu significado.
  O encanto do ler é que proporciona ao leitor que já "interrompeu a leitura a continuar a viagem por conta própria".
                                                                 Mario Quintana

quarta-feira, 6 de abril de 2016

   Aprender x Ludicidade


"Como professores, como motivadores precisamos levar os alunos a se tornarem auto motivados, isto é, a fazerem o que tem de fazer não porque recebem ordem para isso, ou porque alguém os obriga, mas porque querem"
             Howard Hendricks

No meu entender a ludicidade é um dos fatores que mais se adapta ao fato de, por meio dela, se conseguir maior gosto em exercer seja qual for a atividade. Na ludicidade orientada pode-se colocar a criança em conexão e interação com atividades e relacionamentos. São então organizadas as energias infantis e assim desenvolver o interesse por determinada atividade apreendendo os conteúdos que queremos sejam assimilados.
O lúdico educativo através  jogos e brincadeiras devem ser inseridos no ensino tendo maior atratividade e capacidade de envolver os alunos.
O que ocorre é que a desinformação por parte dos pais pode levar ao não entendimento da aplicação dessa prática educativa através da ludicidade, que é um facilitador da receptividade infantil.

"O uso do lúdico na educação prevê, principalmente a utilização de metodologias adequadas as crianças que façam com que o aprendizado aconteça dentro do seu mundo, das coisas que lhes são importantes e naturais de se fazer, que respeitam as características próprias das crianças, seus interesses e esquemas de raciocínio próprio."
           Dohme






                                           

                                                                 Além do olhar


No Seminário Integrador III foi debatido a diferença do olhar além do que podemos ver, o que não podemos expressar.
Enquanto o ver nos mostra a imagem, o olhar remete a interpretação, a  apreciação, compreensão, análise, a criação e libera a imaginação com relação ao que se vê.
A través do olhar podemos dar sentido e resposta aos porquês; ao mesmo tempo em que podemos iniciar uma mudança. É através do olhar que podemos encetar a construção de uma nova maneira de ser ou fazer.
O olhar é que irá permitir ver a diferença que existe entre um e outro aluno, enquanto educador, e poderá ser um motivador para impulsionar novas ações.
É somente através do olhar, como ponto inicial, que seremos motivados a iniciar um processo, mesmo que longo, de transformação e que poderá com certeza culminar em mais saber, em mudanças de sentimentos e da sociedade.