Aprender x Ludicidade
"Como professores, como motivadores precisamos levar os alunos a se tornarem auto motivados, isto é, a fazerem o que tem de fazer não porque recebem ordem para isso, ou porque alguém os obriga, mas porque querem"
Howard Hendricks
No meu entender a ludicidade é um dos fatores que mais se adapta ao fato de, por meio dela, se conseguir maior gosto em exercer seja qual for a atividade. Na ludicidade orientada pode-se colocar a criança em conexão e interação com atividades e relacionamentos. São então organizadas as energias infantis e assim desenvolver o interesse por determinada atividade apreendendo os conteúdos que queremos sejam assimilados.
O lúdico educativo através jogos e brincadeiras devem ser inseridos no ensino tendo maior atratividade e capacidade de envolver os alunos.
O que ocorre é que a desinformação por parte dos pais pode levar ao não entendimento da aplicação dessa prática educativa através da ludicidade, que é um facilitador da receptividade infantil.
"O uso do lúdico na educação prevê, principalmente a utilização de metodologias adequadas as crianças que façam com que o aprendizado aconteça dentro do seu mundo, das coisas que lhes são importantes e naturais de se fazer, que respeitam as características próprias das crianças, seus interesses e esquemas de raciocínio próprio."

Nenhum comentário:
Postar um comentário