sábado, 22 de outubro de 2016

Lendo e refletindo sobre o texto de Elza Ndai

O ensino de História baseada na descrição de conquistas grandes, feitas destes infindáveis conhecimentos prontos a "passividade do aluno na decoração". (Mendes,41)

 E é necessário e ultrapassado, como diz Nadai, buscar a superação da teoria e as práticas tradicionais no ensino de História, bem como o incentivo de "hábitos de investigação de análise, de juízo, de generalização, de raciocínio lógico e crítico. "( Mendes,41)

 O ensino de História, é entender-se a sí mesmo, entender os que rodeiam.

 O lugar que ocupam no contexto social e responsabilidade como participante da História.

 " ... é a História contemporânea que realmente interessa figuras no programa escolar, pela sua relação de causalidade mais próxima com os problemas sociais do momento, a que o educando tem de fazer face "Murilo Mendes"1935,p.51
 Como instrumento para a construção social , o ensino de História precisa mesmo ser repensado.

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