domingo, 23 de abril de 2017



CONSTRUINDO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM



É desafiador e desestruturante o “novo”, porém  é essencial para o nosso crescimento, na busca pelo saber, superando desafios, preenchendo nossas lacunas, estar inserida em um trabalho na interdisciplinar Projeto Pedagógico em Ação, a partir de um Projeto de aprendizagem.

Minha proposta foi trabalhar com a “Sacola Literária” em minha escola com meu 5º ano, proporcionando aos alunos novas experiências , lhes proporcionando a reflexão, informações e trocas.

É papel do professor estimular o aluno no aprendizado em novas experiências.

É importante destacar que o conhecimento não é algo estanque, e que as informações precisam ser trazidas para a realidade do aluno.

A conquista do gosto pela leitura e consequente acesso a informação e ao conhecimento deve vir através do esforço escolar, familiar e social.

A construção do conhecimento passa pela aquisição de novas ideias, que vindas e compartilhadas com professores, colegas  e pais através da leitura abre as comportas  para que o saber seja efetivado , a imaginação ampliada, a busca pela informação incentivada , o entretenimento proporcionando prazer, permitindo voar , construir com a imaginação e tendo acesso a informações para a construção dos conhecimentos.

A  “Sacola Literária” esta sendo uma supridora para obtenção de estímulo e prazer já que através da leitura passa haver maior integração social, o incentivo a leitura de jornais, revista, etc, ampliando e tendo nova visão do mundo e nele se integrando.

O objetivo da “Sacola Literária”: a literatura oferecida  tem por finalidade incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a criticidade, descobrir perspectivas   para o contexto social, como participantes do mesmo.





ANEXOS DA SACOLA VERMELHA  QUE JÁ ESTAMOS TRABALHANDO EM SALA DE AULA:






Cabe ao professor mostrar os caminhos, concretizando projetos de aprendizagens com experiências novas vivenciadas com seus alunos. Refazendo ideias , traçando propostas de investigação. O mundo na verdade é um livro aberto.




Bibliografias:
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998






Um comentário:

  1. Liris, ótima iniciativa. Realmente pode dar um belo Projeto. Você apresenta várias reflexões importantes que justificam a escolha do teu tema. A bibliografia que você utilizou não aparece como citação ao longo da tua postagem. É importante sempre localizar o que o autores contribuíram na tua reflexão. Como vai ser desenvolvido o seu projeto? Quais as referências que serão utilizadas? É bem interessante que apresente apresentar a relação teoria e prática na elaboração do teu projeto.
    Vamos complementando em busca de postagens cada vez mais significativas!

    ResponderExcluir