CONSTRUINDO COM PROJETOS DE
APRENDIZAGEM
É
desafiador e desestruturante o “novo”, porém 
é essencial para o nosso crescimento, na busca pelo saber, superando
desafios, preenchendo nossas lacunas, estar inserida em um trabalho na
interdisciplinar Projeto Pedagógico em Ação, a partir de um Projeto de
aprendizagem.
Minha
proposta foi trabalhar com a “Sacola Literária” em minha escola com meu 5º ano,
proporcionando aos alunos novas experiências , lhes proporcionando a reflexão,
informações e trocas.
É
papel do professor estimular o aluno no aprendizado em novas experiências.
É
importante destacar que o conhecimento não é algo estanque, e que as
informações precisam ser trazidas para a realidade do aluno.
A
conquista do gosto pela leitura e consequente acesso a informação e ao
conhecimento deve vir através do esforço escolar, familiar e social.
A
construção do conhecimento passa pela aquisição de novas ideias, que vindas e
compartilhadas com professores, colegas  e pais através da leitura abre as
comportas  para que o saber seja
efetivado , a imaginação ampliada, a busca pela informação incentivada , o
entretenimento proporcionando prazer, permitindo voar , construir com a
imaginação e tendo acesso a informações para a construção dos conhecimentos.
A  “Sacola Literária” esta sendo uma supridora
para obtenção de estímulo e prazer já que através da leitura passa haver maior
integração social, o incentivo a leitura de jornais, revista, etc, ampliando e
tendo nova visão do mundo e nele se integrando.
O
objetivo da “Sacola Literária”: a literatura oferecida  tem por finalidade incentivar o gosto pela
leitura, desenvolver a criticidade, descobrir perspectivas   para o contexto social, como participantes do
mesmo.
ANEXOS DA SACOLA
VERMELHA  QUE JÁ ESTAMOS TRABALHANDO EM
SALA DE AULA: 

Cabe ao professor mostrar os caminhos, concretizando projetos de aprendizagens com experiências novas vivenciadas com seus alunos. Refazendo ideias , traçando propostas de investigação. O mundo na verdade é um livro aberto.
Bibliografias:
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998
VIDIELLA, A. Z. La práctica educativa. Cómo enseñar. Mexico: Colofón, SA de C.V., 2007
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998




 
Liris, ótima iniciativa. Realmente pode dar um belo Projeto. Você apresenta várias reflexões importantes que justificam a escolha do teu tema. A bibliografia que você utilizou não aparece como citação ao longo da tua postagem. É importante sempre localizar o que o autores contribuíram na tua reflexão. Como vai ser desenvolvido o seu projeto? Quais as referências que serão utilizadas? É bem interessante que apresente apresentar a relação teoria e prática na elaboração do teu projeto.
ResponderExcluirVamos complementando em busca de postagens cada vez mais significativas!