domingo, 4 de junho de 2017

                                       
Educando para preservar
Ao ouvir essa semana a notícia de que o presidente Trump não vai aderir ao programa para diminuir a emissão de gases na atmosfera, pensei, em que cultura estamos inseridos para que os valores estejam invertidos.
A sociedade atual é individualista, materialista e imediatista. O que importa é a satisfação mais imediata das necessidades e em nome de nossa satisfação estamos destruindo o planeta.
Mudanças,  de comportamento são necessárias.
Buscar conhecer nosso planeta é o primeiro passo para que a visão de mundo seja mudada, a preservação e sobrevivência do planeta possível.
As matas, a água e o ar são os mais afetados precisa haver conscientização para uso desses recursos naturais.
Como parte  do  meu  Projeto Pedagógico trabalhei com os meus alunos na " Semana do meio ambiente" trabalhamos com reciclagem e como foi produtivo e muito prazeroso ver que coisas atiradas por aí emporcalhando a natureza podem ser reutilizadas.
Nossa realidade urge por atitudes conscientes . Precisamos, com mais frequência, trabalhar com nossos alunos para que, em cada um seja despertado o respeito pela natureza e sua preservação; a natureza que faz parte do nosso bairro, que está ao nosso lado sem que precisemos erguer os braços para alcança-la. E assim como diz Hernandez, 1998 “ o que se aprende deve ter relação com a vida dos alunos e dos professores, ou seja deve ser interessante para eles”, sem que deixemos de lado a aprendizagem.

Referências: Trangressão e mudança na ducação, Fernando Hernandez- Os projetos de trabalho

2 comentários:

  1. Olá! Quando a aprendizagem é significativa e atinge os interesses dos alunos nas questões cotidianas, a aula é prazerosa e desperta atenção e foco nos alunos. Deverá revisitar a citação elaborada e apresentar a referência citada.
    Abraços
    Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

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