ESCOLA SEM PRECONCEITO
"O diferente de nós não é inferior.
A intolerância é isso: é o gosto irresistível de se opor as diferenças"
Paulo Freire
Vivemos hoje um tempo onde impera o individualismo, a intolerância sob todos os aspectos.
Os meios de comunicação nos dão conta do ressurgimento do racismo, dos preconceitos em todas formas. É a era da globalização dos grandes avanços e conquistas mas também, do desamor da destruição do planeta e também do homem.
É nesse cenário que o educador se depara com novos e grandes desafios, e um deles é a educação para a diversidade a formação de sujeitos capazes de atentar para o diferente, ouvi-lo e respeitá-lo.
Compete a escola buscar novas formas e saberes para as diversidades. O educador precisa estar aberto a esse novo tempo e aprender com o aluno e o universo que o rodeia.
"...o professor precisa preparar as crianças para o mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A escola precisa formar o cidadão para participar de uma sociedade planetária".
O professor deve buscar conhecer o contexto em que vive o aluno e a sua maneira de ver o mundo a fim de que suas atitudes demonstrem aceitação das diferenças.
" A diversidade cultural é a riqueza da humanidade. Para cumprir sua tarefa humanista, a escola precisa mostrar aos alunos, que existem outras culturas além da sua não camuflar os preconceitos mas reconhecer e trabalhar com diversidade, pensando na construção global dos alunos para que aceitem como diferentes e como parte das diferenças .
Precisamos aprender a ver nas diversidades, sejam quais forem, a riqueza da humanidade.
Construindo a escola Cidadã,1998
Moacir Gadotti, texto: Escola cidadã; uma escola, muitas culturas,p. 79

Os desafios contemporâneos movem a educação - esse fazer pensando nas atualidades devem permear os espaços educativos. Devemos estar preparados para debater esses assuntos e construir um mundo melhor.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes