domingo, 24 de setembro de 2017














Retrospectiva Histórica

O texto: História geral do atendimento a pessoas com deficiência, ampliou minha visão com 
   relação ao tema, pois confesso que sabia quase nada sobre o assunto.
No Brasil, hoje muitas pessoas ainda são discriminadas por serem portadoras de alguma deficiência.
Marginalizados, inabilitados ao trabalho  e a aprendizagem, são privados de liberdade por causa da
  estrutura da nossa sociedade.
Ações isoladas tem sido efetuadas da parte de educadores e pais com a finalidade de promover a
 inclusão nas escolas de deficientes ou portadores de necessidades especiais, promovendo o resgate 
 da dignidade e respeito humano a que têm direito, seu pleno desenvolvimento e acessibilidade aos 
 recursos sociais que ainda são pequenos.
Nacional e internacionalmente existem movimentos que trabalham para que se tenha uma política
 definitivamente aberta a educação inclusiva regular.
" A Constituição Federal de 1988 estabelece que a educação é direito de todos, garantindo
  atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente 
  na escola regular."
A realidade é de que as escolas não estão preparadas, não tem estruturação física e profissional para 
  receber os portadores de deficiência.
Ao ler o texto pode-se perceber no entanto, que através da história, os movimentos e as lutas não 
  foram infrutíferas, e mesmo ao ver ao vídeo foi de grande importância a década de 70, ao se iniciar
  o movimento de pessoas com deficiência tendo então como o que um " acordar" e pessoas com 
  deficiência começaram a falar por si mesmas; começaram a ser vistas e ouvidas.
Houveram avanços mas apesar de seus direitos serem assegurados pela Constituição, muito temos
  ainda para fazer principalmente em se falando de educação.


Bibliografia: História Geral do Atendimento á pessoa com deficiência.

Um comentário:

  1. Olá! Conhecer a história dos processos de inclusão realmente é esclarecedor! Assim podemos refletir sobre todas a politicas que foram sendo construídas. Devemos lutar pela permanência e ampliação dessas políticas. Na sua escola como ela está equipada em recursos humanos e espaços?
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador VI
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir