APRENDIZAGEM
...o processo mais
fundamental de toda conduta de aprendizagem consiste em que o sujeito aprenda a
aprender.(apud  Inhelder, Bobet,
Sinclair, 1977,p.116)
O processo de aprendizagem  no ser humano começa exatamente ao nascer. Ao
se deparar com um novo contexto de vida, inicia a obrigatoriedade do processo
de aprendizagem ( Charlot, 2000,p.84).
Esse processo envolve questões que vão desde
emoções, contatos, contexto social de hereditariedade,  enfim tudo com o que o sujeito interage.
Enquanto professores precisamos aprender como se
aprende e nesse sentido entender “ ...como o sujeito consegue construir e
inventar, e não apenas como ele repete e copia (Piaget,1975,p.88).
Dentro deste contexto o professor deve estar atento
para valorizar as pequenas descobertas e suprir as dúvidas para que o aluno
aprenda com prazer.
O processo de aprendizagem depende do
desenvolvimento do sujeito, então a necessidade do olhar atento do educador
para entender que estádio de desenvolvimento o aluno se encontra, o seu
potencial e assim construir a prática pedagógica.
Conforme Becker, a aprendizagem deve se dar no
contexto de escola laboratório de forma ativa e espontânea de interação,
criação e construção e não de auditório onde prevalece a cópia e a repetição.
Material de apoio: Aprendizagem Humana: Processo de
Construção,F ernando Becker, Tânia Beatriz Iwaszko Marques
 
Olá! A aprendizagem é um tema cotidiano e faz parte do nosso contexto. Compreender e possibilitar que ela aconteça é fundamental. Cada aluno possui um ritmo e aprende no seu tempo. Por isso é fundamental o olhar do educador como cita! Parabéns!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador
PEAD UFRGS