sábado, 14 de abril de 2018


                                                   

                                                            A linguagem oral



  O Referencial  Curricular Nacional da Educação Infantil díz:

 Considerando-se que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e       expressivas  resulta no desenvolvimento  das capacidades linguísticas das crianças , uma das tarefas   da educação infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos  comunicativos  para que ela se torne competente como falante.
 (BRASIL, 1998,P,134)


  Conforme o texto fica claro a necessidade de interação da criança com seus pares, e meio social para a apropriação e ampliação do vocabuláro. O primeiro passo deve ser o respeito  a individualidade de cada criança, buscando-se favorecer as trocas afim de proporcionar a adequação que ela precisa para sentir-se inserida , tendo liberdade para explorar e interagir com o meio de sua convivência  enriquecendo o modo de pensar  e ampliando seu vocabulário e comunicação.
  Creio que a interação social e o estimulo por parte do educador sejam primordiais para a aquiisição da linguagem oral.





Referências:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF,1998,v.3



Nenhum comentário:

Postar um comentário