ORIENTAÇÃO ESTÁGIO
  
    Enfim... chegou o dia tão esperado...a 1ºreunião com minha orientadora de estágio Caroline Paciewitch, algumas colegas já a mil em suas observações e eu ainda iniciarei as minhas na segunda -feira dia 17/09/2018, com minha turminha do 4º ano na Escola Victor Hugo Ludwig...vamos lá...60hs de observações, para dar início ao meu projeto!!Como meu estágio obrigatório não será o único, completarei minha carga horária com a Ed.Infantil (inclusão), com tantas responsabilidades e exigências espero ter forças para realizar meu trabalho com muita coerência!
Primeiras solicitações...da orientadora...
Minhas observações:
ANOS INICIAIS: crianças, jovens e adultos Sobre o entorno da Instituição: descrição da localização da Escola em relação à cidade e ao bairro e do percurso para chegar. Possibilidades de transporte. Descrição da comunidade e do entorno da escola, recursos que apresenta como: comércio, serviços sociais, locais de trabalho/produção, possibilidades de lazer, espaços culturais e religiosos. Características da Comunidade. Relação da Escola com a Comunidade. Acrescentar uma análise da mesma. Sobre a Instituição: dados de Identificação da Instituição e caracterização da mesma: nome, endereço/telefone, bairro, turno(s) de funcionamento, dependências (salas de aula, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática pátio, prédios etc.), características físicas da instituição, faixa etária atendida, número de funcionários, reuniões/ cronograma da escola, equipe administrativa e pedagógica, regimento – tipo (outorgado/ elaborado), rotina da instituição/ horário de funcionamento, proposta pedagógica da escola, sistema de avaliação, interações escola/ comunidade, outros dados coletados. Acrescentar uma análise da mesma. Sobre a Sala de aula: dados referentes à sala de aula e caracterização da mesma: nome da professora titular, formação da professora titular, planejamento – princípios orientadores, linha teórica, autores, referências, informações sobre a proposta pedagógica (está explicitada nos documentos? Quais?), instrumentos e critérios de avaliação, aulas especializadas (quais?), recursos didáticos – materiais utilizados (textos, cartazes, jogos, materiais concretos, livros, murais etc.), número de alunos – nome e idade, interações: professor – aluno e aluno – aluno, organização dos alunos – filas, duplas, círculo, grupos etc. Observar os cuidados com a organização da sala e da escola - armário, limpeza da sala, condições de iluminação, uso dos materiais, disponibilidade de copiadoras ou mimeógrafo. Acrescentar uma análise da mesma. Sobre os estudantes: dados referentes aos alunos/as: Quem são? Gênero, etnia, faixa etária etc, local de moradia, com quem vivem, renda familiar, profissão/ocupação dos pais ou deles (quando jovens ou adultos)? Quais os critérios para admissão dos alunos na escola? Como a escola mantém-se informada sobre os alunos? Quais os instrumentos para a coleta de dados? Informações sobre algumas peculiaridades dos alunos referentes às aprendizagens. É importante: observar os materiais dos alunos, se possível coletar alguns (produções textuais, caderno de aula) para análise, registrar falas significativas dos alunos. Outras observações. Acrescentar uma análise da mesma. OBSERVAÇÃO: Podem e devem ser acrescentadas outras observações, particularidades não levantadas neste roteiro, de forma a descrever as singularidades do espaço educativo e dos sujeitos envolvidos no processo. Orienta-se para a produção de um texto abarcando os diferentes campos descritivos de observação.
 
Olá! Ótimas anotações para realizar um bom trabalho! Segue as dicas que essas são fundamentais para o desenvolvimento do estágio. Abraços
ResponderExcluir