O resgate de postagens dos primeiros semestres permitiu uma reflexão e avaliação através dos workshops e retomando a singela Síntese Reflexiva de 06/12/2015 reconsidero a sua importância, bem como das demais, como sendo um processo avaliativo das interdisciplinas e o consequente aprendizado.
Hoje, as vésperas do final do curso, ao olhar o primeiro workshop e os subsequentes vejo-os como oportunidades de, realmente, tentar desacelerar, relacionar e refletir como as atividades realizadas possibilitarão as mudanças necessárias ao contexto profissional.
O caminho percorrido no Pead foi cheio de percaussos, mas foi também de aprendizado e crescimento, onde a construção individual foi acrescida pela convivência com colegas, professores e tutores que, com certeza, deixarão marcas indeléveis na concretização do meu aprendizado profissional e de vida.