sexta-feira, 22 de junho de 2018
A desigualdade existente em nosso país onde cada dia mais pessoas se vêem
desempregadas sem que suas necessidades mais básicas possam ser supridas ,
pessoas a cada dia são desestimuladas e até impedidas de buscar formas de se desenvolver
e crescer profissionalmente.
Condição econômica é na maioria das vezes o que impede a permanência do aluno na escola e a não continuidade na busca de formação gera mais desemprego pela falta de preparo, ao voltar a estudar as dificuldades, o preconceito por causa da idade acabam desestimulando-o. Por isso segundo Hara é necessário desenvolver um trabalho de conscientização e de alfabetização, com teorias e práticas que estimulam e promovam a auto-valorização de jovens e adultos para que se tornem capazes e com coragem de enfrentar as desigualdades e lutar por melhores oportunidades. Ao educador o embasamento teórico, como ele díz frente as condições materiais, aliados a práticas são desafios para a realização de um trabalho efetivo de alfabetização de jovens e adultos.
Linguagem x Ludicidade
A interação com o que nos rodeia se efetiva através das
linguagens, nas mais diversas formas, assim como a oral e a corporal que são a
leitura de sentimentos e pensamentos por
ela revelados.
Na escola a utilização
de diversas atividades auxiliam e desenvolvem na criança linguagens que revelam
o contexto que a rodeia e a insere no grupo e no meio em que vive, havendo então
a integração.
O professor que usa a ludicidade no seu contexto escolar e a
relaciona com o saber do próprio aluno encontra mais facilmente formas de
adaptar conteúdos as condições do aluno; dando oportunidade de construção do
conhecimento .
As atividades orientadas devem visar um resultado
pedagógico.
Por isso as atividades prazerosas, brincadeira, música e
jogos utilizados na escola dão a ela a oportunidade de interagir e aprender com
a leitura de novas linguagens suas e de seus pares assimilando outras culturas,
novas atitudes, vocábulos e agregando novos conhecimentos.
“ De acordo com Piaget:
é necessário que a criança esteja em permanente troca simbólica (exprimir, trocar,
com outras crianças e adultos, lembranças projetos, pensamentos e sentimentos).”
E dentro desse pensamento a Ludicidade proporcionará
apropriação de conceitos que motivarão a aprendizagem.
Referênciais:
Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de investigação,
Adrian Oscar Dongo Montoya(Psicologia em estudo,Maringá,2006)
sábado, 14 de abril de 2018
PORQUE A TECNOLOGIA
O acesso a
informação anda hoje a passos largos com a tecnologia e a integração que ela
proporciona é imediata, as distâncias já não perturbam, a um clik estamos a um
passo da comunicação e resolução do que
pretendemos.
Nossos jovens e crianças com muita facilidade são
capazes de lidar com as novas tecnologias como se elas fossem inerentes ao
próprio corpo.
A tecnologia está invadindo as escolas e, se assim não
fosse estaríamos retrocedendo, os alunos utilizam a internet que se tornou
mídia essencial para seus trabalhos, pesquisas e entretenimento . Nesse sentido
vale ressaltar a função da tecnologia que além de trazer cultura é instrumento
de recreação, sendo que jogos ensinam o respeito as regras e meio de
aprendizagem.
O ensino já não pode
estar desconectado da tecnologia porque ela já faz parte do dia a dia
individual. A relação crianças e jovens se alinham a um novo modo de se fazer
escola na busca do desenvolvimento individual dentro da nova realidade social.
imagem:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+tecnologia+na+escola&rlz=1C1AVNE_enBR700BR700&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=yLZOTbvV_LLAnM%253A%252CzOgY3D_1I1LJkM%252C_&usg=__EchovTFYw7Pa2UCLZ0y2KcMD7rA%3D&sa=X&ved=0ahUKEwinuZic9LraAhWKGJAKHSDqCPoQ9QEIODAH#imgrc=FLQD7xZqUttS6M:
imagem:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+tecnologia+na+escola&rlz=1C1AVNE_enBR700BR700&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=yLZOTbvV_LLAnM%253A%252CzOgY3D_1I1LJkM%252C_&usg=__EchovTFYw7Pa2UCLZ0y2KcMD7rA%3D&sa=X&ved=0ahUKEwinuZic9LraAhWKGJAKHSDqCPoQ9QEIODAH#imgrc=FLQD7xZqUttS6M:
E nsino
J
ovens
A dultos
Pela necessidade de
buscar suprir o sustento muito cedo, o jovem acaba se tornando mais vulnerável
socialmente por ser mais manipulável. Para
resgatar a cidadania e promover a inclusão, várias medidas políticas-
pedagógicas foram feitas e hoje temos a EJA – Educação de Jovens e Adultos –como
sendo um meio para se buscar e desencadear aprendizagens afim de tornar o
individuo apto a integrar-se socialmente.
A chance de
crescimento individual dentro do seu meio social e a construção de sua
autonomia são buscados já que como díz a
Proposta Curricular da Educação para Jovens e Adultos- Ensino Fundamental,
esses jovens e adultos...
..trazem conhecimentos, crenças e valores já construídos. É a partir do reconhecimento do valor de suas experiências de vida e visões de mundo que cada jovem e adulto pode se apropriar das aprendizagens escolares de modo crítico e original, sempre da perspectiva de ampliar sua compreensão, seus meios de ação e interação no mundo.(BRASIL, 2001,P.41)
Nesse sentido a EJA –
Ensino de Jovens e Adultos pode ser a porta de entrada para a educação, formação, crescimento, integração e
autonomia dos sujeitos .
Referência:
BRASIL Educação para jovens e adultos: ensino fundamental:
proposta curricular, 1º segmento São
Paulo Ação Educativa, Brasília , MEC,2001.
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil díz:
Considerando-se que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e expressivas resulta no desenvolvimento das capacidades linguísticas das crianças , uma das tarefas da educação infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante.
(BRASIL, 1998,P,134)
Conforme o texto
fica claro a necessidade de interação da criança com seus pares, e meio social
para a apropriação e ampliação do vocabuláro. O primeiro passo deve ser o
respeito a individualidade de cada
criança, buscando-se favorecer as trocas afim de proporcionar a adequação que
ela precisa para sentir-se inserida , tendo liberdade para explorar e interagir
com o meio de sua convivência
enriquecendo o modo de pensar e
ampliando seu vocabulário e comunicação.
Creio que a
interação social e o estimulo por parte do educador sejam primordiais para a aquiisição
da linguagem oral.
Referências:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
Brasília: MEC/SEF,1998,v.3
segunda-feira, 19 de março de 2018
Escola democrática
O curta metragem sobre Escola e democrática exibido na aula do Seminário Integrador proporcionou um momento de reflexão sobre que sociedade estamos buscando construir através de nossas práticas educativas, nem sempre tão democráticas, mas as vezes revestidas de autoritarismos dissimulado, quando como propomos um trabalho de livre escolha e indicamos vários temas pré-estabelecidos e que contemplam o pensamento do professor.
Só a reflexão sobre a prática pedagógica nos pode conduzir ao exercício democrático do ensino, sendo que a expressão de nossas atitudes devem ter coerência no discurso como na prática. O verdadeiro aprendizado se dá pelo exemplo e o espaço escolar deve ser o local onde não só se ensina mas onde também possamos aprender.
O autoritarismo impoêm regras para o conhecimento mas a Escola democrática motiva e possibilita a construção do mesmo.
"O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
(Rubens Alves),2002.
segunda-feira, 12 de março de 2018
Início do 7º semestre
Didática, Planejamento e Avaliação
Educação de Jovens e Adultos No Brasil
Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
Linguagem e Educação
Seminário Integrador
Mais um semestre iniciando com novas interdisciplinas...
Mais próximo da tão almejada formatura...
Iniciar com calma, parar e respirar é importante em nossos momentos, para poder enfrentar a correria diária de planejamentos, aplicação de conteúdos, dificuldades variadas, datas comemorativas, ensaios...
Não adianta...todas essas coisas transformam a correria normal, o tempo passa muito rápido.
Mas se eu me pressionar para fazer algo, aí que não sai nada...o jeito é respirar fundo. Aprendi a me conhecer na marra...rsrsrs
Neste processo de buscas contínuas, neste caminho...a educação!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
