sexta-feira, 22 de junho de 2018


                                 

                                    SOBRE A EJA


  A desigualdade existente  em nosso país onde cada dia mais pessoas   se vêem desempregadas sem que suas necessidades mais básicas possam ser supridas , pessoas a cada dia são desestimuladas e até impedidas de buscar formas de se desenvolver e crescer profissionalmente.

  Condição econômica é na maioria das vezes o que impede a permanência do aluno na escola e a não continuidade na busca de formação gera mais desemprego pela falta de preparo, ao voltar a estudar  as dificuldades, o preconceito por causa da idade acabam desestimulando-o. Por isso segundo Hara é necessário desenvolver um trabalho de conscientização e de alfabetização, com teorias e práticas que estimulam e promovam a auto-valorização de jovens e adultos para que se tornem capazes e com coragem de enfrentar as desigualdades e lutar por melhores oportunidades. Ao educador o embasamento  teórico, como ele díz frente as condições materiais, aliados a práticas são desafios para a realização de um trabalho efetivo de alfabetização de jovens e adultos.

Referências: Hara, Regina Alfabetização de adultos:ainda um desafio.3ed.-São Paulo:CEDI,1992,disponível no ambiente virtual Moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51550



                                                         

                                 Linguagem x Ludicidade




  A interação com o que nos rodeia se efetiva através das linguagens, nas mais diversas formas, assim como a oral e a corporal que são a leitura de sentimentos e pensamentos  por  ela revelados.
  Na escola  a utilização de diversas atividades auxiliam e desenvolvem na criança linguagens que revelam o contexto que a rodeia e a insere no grupo e no meio em que vive, havendo então a integração.
  O professor que usa a ludicidade no seu contexto escolar e a relaciona com o saber do próprio aluno encontra mais facilmente formas de adaptar conteúdos as condições do aluno; dando oportunidade de construção do conhecimento .
  As atividades orientadas devem visar um resultado pedagógico.
  Por isso as atividades prazerosas, brincadeira, música e jogos utilizados na escola dão a ela a oportunidade de interagir e aprender com a leitura de novas linguagens suas e de seus pares assimilando outras culturas, novas atitudes, vocábulos e agregando novos conhecimentos.
  “ De acordo com Piaget: é necessário que a criança esteja em permanente troca simbólica (exprimir, trocar, com outras crianças e adultos, lembranças projetos, pensamentos e sentimentos).”
    E dentro desse pensamento a Ludicidade proporcionará apropriação de conceitos que motivarão a aprendizagem.


    Referênciais:

Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de investigação, Adrian Oscar Dongo Montoya(Psicologia em estudo,Maringá,2006)



sábado, 14 de abril de 2018


                                                       

                          PORQUE A TECNOLOGIA





  O acesso a informação anda hoje a passos largos com a tecnologia e a integração que ela proporciona é imediata, as distâncias já não perturbam, a um clik estamos a um passo da comunicação e resolução  do que pretendemos.

  Nossos  jovens e crianças com muita facilidade são capazes de lidar com as novas tecnologias como se elas fossem inerentes ao próprio corpo.

  A tecnologia  está invadindo as escolas e, se assim não fosse estaríamos retrocedendo, os alunos utilizam a internet que se tornou mídia essencial para seus trabalhos, pesquisas e entretenimento . Nesse sentido vale ressaltar a função da tecnologia que além de trazer cultura é instrumento de recreação, sendo que jogos ensinam o respeito as regras e meio de aprendizagem.

  O ensino já não pode estar desconectado da tecnologia porque ela já faz parte do dia a dia individual. A relação crianças e jovens se alinham a um novo modo de se fazer escola na busca do desenvolvimento individual dentro da nova realidade social.




imagem:
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+tecnologia+na+escola&rlz=1C1AVNE_enBR700BR700&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=yLZOTbvV_LLAnM%253A%252CzOgY3D_1I1LJkM%252C_&usg=__EchovTFYw7Pa2UCLZ0y2KcMD7rA%3D&sa=X&ved=0ahUKEwinuZic9LraAhWKGJAKHSDqCPoQ9QEIODAH#imgrc=FLQD7xZqUttS6M:








                                                                  E nsino
                                        J ovens
                                        A dultos

  Pela necessidade de buscar suprir o sustento muito cedo, o jovem acaba se tornando mais vulnerável socialmente por ser mais manipulável. Para  resgatar a cidadania e promover a inclusão, várias medidas políticas- pedagógicas foram feitas e hoje temos a EJA – Educação de Jovens e Adultos –como sendo um meio para se buscar e desencadear aprendizagens afim de tornar o individuo apto a integrar-se socialmente.
  A chance de crescimento individual dentro do seu meio social e a construção de sua autonomia  são buscados já que como díz a Proposta Curricular da Educação para Jovens e Adultos- Ensino Fundamental, esses jovens e adultos...

..trazem conhecimentos, crenças e valores já construídos. É  a partir do reconhecimento do valor  de suas experiências de vida e visões de mundo que cada jovem e adulto pode se apropriar das aprendizagens escolares de modo crítico e original, sempre da perspectiva de ampliar sua compreensão, seus meios de ação e interação no mundo.(BRASIL, 2001,P.41)

  Nesse sentido a EJA – Ensino de Jovens e Adultos pode ser a porta de entrada para a educação,  formação, crescimento, integração e autonomia  dos sujeitos .

Referência:
BRASIL Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular, 1º segmento  São Paulo Ação Educativa, Brasília , MEC,2001.



                                                   

                                                            A linguagem oral



  O Referencial  Curricular Nacional da Educação Infantil díz:

 Considerando-se que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e       expressivas  resulta no desenvolvimento  das capacidades linguísticas das crianças , uma das tarefas   da educação infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos  comunicativos  para que ela se torne competente como falante.
 (BRASIL, 1998,P,134)


  Conforme o texto fica claro a necessidade de interação da criança com seus pares, e meio social para a apropriação e ampliação do vocabuláro. O primeiro passo deve ser o respeito  a individualidade de cada criança, buscando-se favorecer as trocas afim de proporcionar a adequação que ela precisa para sentir-se inserida , tendo liberdade para explorar e interagir com o meio de sua convivência  enriquecendo o modo de pensar  e ampliando seu vocabulário e comunicação.
  Creio que a interação social e o estimulo por parte do educador sejam primordiais para a aquiisição da linguagem oral.





Referências:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF,1998,v.3



segunda-feira, 19 de março de 2018

                                    Escola democrática


  O curta metragem sobre Escola e democrática exibido na aula do Seminário Integrador proporcionou um momento de reflexão sobre que sociedade estamos buscando construir através de nossas práticas educativas, nem sempre tão democráticas, mas as vezes revestidas de autoritarismos dissimulado, quando como propomos um trabalho de livre escolha e indicamos vários temas pré-estabelecidos e que contemplam o pensamento do professor.
  Só a reflexão  sobre a prática pedagógica nos pode conduzir ao exercício democrático do ensino, sendo que a expressão de nossas atitudes devem ter coerência no discurso como na prática. O verdadeiro aprendizado se dá pelo exemplo e o espaço escolar deve ser o local onde não só se ensina mas onde também possamos aprender.
  O autoritarismo impoêm regras para o conhecimento mas a Escola democrática  motiva e possibilita a construção do mesmo. 
  "O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
                 (Rubens Alves),2002.






segunda-feira, 12 de março de 2018

                                                 

                            Início do 7º semestre




                                        Didática, Planejamento e Avaliação
                                    Educação de Jovens e Adultos No Brasil
                          Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
                                                Linguagem e Educação
                                                  Seminário Integrador

           Mais um semestre iniciando com novas interdisciplinas...

            Mais próximo da tão almejada formatura...

          Iniciar com calma, parar e respirar é importante em nossos momentos, para poder enfrentar a correria diária de planejamentos, aplicação de conteúdos, dificuldades variadas, datas comemorativas, ensaios...

            Não adianta...todas essas coisas transformam a correria normal, o tempo passa muito rápido.

            Mas se eu me pressionar para fazer algo, aí que não sai nada...o jeito é respirar fundo. Aprendi a me conhecer na marra...rsrsrs

            Neste processo de buscas contínuas, neste caminho...a educação!!!