sábado, 23 de junho de 2018

                     

                              QUASE 8º...FALTA POKO


                Mais uma etapa sendo vencida



   Mais um semestre que finda, mais um tijolinho na construção de um sonho que aos trancos e barrancos tento alcançar.    Sei que o que no Pead aprendi e aprendo será de grande valia na caminhada a que me propus e por isso sinto-me grata aos professores e tutores que tem se dedicado e auxiliado durante todos esses semestres...

CHEGANDO O TÃO ESPERADO "ESTÁGIO".

                         

    Inovações tecnológicas

Vendo que a interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação  nos mostrou neste semestre mais uma bagagem a ser levada conosco ...a tecnologia (Tics).

Como professores necessitamos sair da zona de conforto embora já façamos o uso em muitas de nossas tarefas diárias, porém na educação torna-se muito mais importante levando novos conhecimentos resultados integrando alunos, professores, melhores trabalhos, novas experiências, uma nova possibilidade de inovação e reinvenção da educação.

A pedagogia tradicionalista arcaica coloca o aluno em segundo plano sendo que agregar recursos tecnológicos ao ensino pode ser diferencial de crescimento e geração de novas habilidades não possíveis antes.

 Com a inovação pedagógica surge uma nova forma de conceber aprendizado com a finalidade de melhor preparar os alunos para o mercado de trabalho e melhor prepará-los para viver dignamente.

A sociedade não admite mais aulas arcaicas,com apenas giz e saliva do professor,uma vez que convivem com outra realidade. São necessárias inovações, dinamismo e interatividade que beneficie os discentes preparando-os para vida e para o mercado do trabalho. O universo tecnológico é amplo  e pode ser utilizado de diversas formas, na área educacional a  motivação é principal fator que leva a sua utilização, porque os alunos aprendem sem perceber. Para manter o aluno dentro da sala de aula, o professor precisa ser criativo, fazendo da escola também parte da realidade que o educando vive fora dela.Descobrir novos métodos e meios de ensino é uma forma de inovar, a fim de motivar e encantá-lo para a aprendizagem. ÁBILA (2010,P.35)











Referências:

 https://www.edools.com/tecnologia-e-inovacao/

https://www.youtube.com/watch?v=VJbouCuoJKk

                              

                                 Brincar e crescer

Ao lero texto "Brincar é mais que aprender" de Lino de Macedo pude perceber o quanto de importância há no brincar e no jogar.
          Diz o autor:

                   Para as crianças ,o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver.                     Não importa que não saibam disso, ao fazer essas atividades, elas        vivem                     experiências fundamentais.              Daí porque se interessam em repeti-las e                     representá-las até criarem ou aceitarem regras que possibilitem compartilhar                     com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.                                                                                                                                      Lino de Macedo 

        Há algo mágico nas brincadeiras e por isso são tão necessárias pelo desenvolvimento e        aprendizado  que proporcionam.
        Na palestra da professora Dra. Tânia Fortuna: "Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar"trouxe discussão do tema e a necessidade de repensarmos a forma de se utilizar na sala de aula as brincadeiras, os jogos o lúdico proporcionarem um aprendizado mais prazeroso.
       Jogos e brincadeiras requerem respeito, compartilhamento, a criança aprende a perder, a lidar com as frustrações.
       Quando proporcionamos o aprendizado através de brincadeiras e jogos estamos ensinando que as coisas sérias e as difíceis, podem ser vividas e partilhadas com respeito e alegria.
       Brincadeiras e jogos requerem envolvimento e se envolver é relacionar-se, compartilhar é dividir com o outro o que eu sei e somar o que nós sabemos.
       Por tudo isso acho válido e necessária a inclusão de brincadeiras e jogos na sala de aula desde que orientadas visando o desenvolvimento integral da criança.



Referências: https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender







         

sexta-feira, 22 de junho de 2018

       

 Como se dá a aprendizagem para Piaget e Vygotski



  Apresar de divergirem em alguns pontos tanto Piaget quanto Vygotski nos levam a observar e experiênciar como se dá a aprendizagem através de nossos alunos, Piaget vê a criança em constante atividade,atenta e criativa as possibilidades que a rodeiam, e para ele a aprendizagem depende da maturação biológica sendo que a elaboração do conhecimento ocorre de forma espontânea segundo a sequência do estágio de desenvolvimento em que ele se encontra.  Para Piaget a interação social não interfere na aprendizagem, para ele depende do desenvolvimento, da maturação biológica em sua concepção o pensamento ocorre antes da linguagem.  Com relação a forma como o professor deve interagir com a criança, Piaget afirma ser necessário haver diálogo, e o professor deve ver o erro do aluno.  Como parte de sua aprendizagem podendo então buscar a melhor forma de ensinar.   Para Piaget o aprendizado não se resume a memorizar mas ao raciocínio lógico, a reflexão e compreensão.  Vygotski como Piaget, concebe a criança como sendo atenta e criando hipótese sobre o que a rodeia mas para Vygotski o mais social interfere no desenvolvimento  da mesma e que desde o nascimento a interação com adultos e o que a rodeia provocam desenvolvimento e aprendizagem sendo que ambos são interligados bem como a formação do pensamento e linguagem desde o nascimento.  Para Vygotski o professor exerce papel de importância no processo de aquisição do conhecimento por isso a relação com o aluno deve ser de respeito e sem exposições sendo que a aprendizagem ocorre através da interação com o meio e a mediação do professor.  Como disse no início as diferenças autores devem nos levar a observar e ponderar a maneira de conceber o aprendizado de nossos alunos.


Referências:

Pensamento e Linguagem Percurso Piagetiano de Investigação Adrian Oscar Dongo Montoya*disponível em: 

https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2388255/mod_resource/content/2/Percursos%20piagetianos.pdf,acesso em 22 junho 2018.

                             

                               SOBRE AVALIAÇÃO...

     Muito se tem falado sobre novas metodologias na educação, e um dos tópicos é a avaliação como um todo com enfoque no aluno na sua integralidade e apesar das teorias o que percebemos e que acabamos nós mesmos antiquados tradicionais moldes de avaliar  ainda presentes nas escolas sendo que a avaliação continua como propósito da "nota",e o aluno acaba sendo reduzido a um "conceito".
    Repensar a avaliação em nossas escolas focando o aluno como um todo; na aprendizagem, a aquisição do conhecimento, em como ele aprende e pode contribuir na edificação da cidadania e da sociedade, como esse aluno como " pessoa" pode contribuir para um mundo melhor.
    O estímulo da busca pela aprendizagem deve ser o que move o professor no processo de avaliação, tendo-se que não pode haver verdadeiro crescimento isolando-se o aluno do seu contexto de vida e interesses.








Referências:      https://www.youtube.com/watch?v=CYL-5vhZCc8                                                                                                              

                  


                     TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO 

     Refletir o papel do professor frente aos alunos e a conscientização da responsabilidade no processo de construção do conhecimento nos leva a repensar como utilizamos ou não os meios, que,hoje, estão disponíveis e que fazem parte do dia a dia de nossos alunos.     Se faz necessário nos conectarmos ao mundo e as tecnologias a fim de nos aproximarmos mais de nossos alunos para que haja maior interação e trocas nos tornando também aprendizes compartilhando e buscando novas aprendizagens para a formação de pessoas aptas a interagirem na sociedade.     De certa forma ainda utilizamos métodos expositivos baseados em currículos massantes que desestimulam a aprendizagem.     Para que haja uma transformação do ensino-aprendizagem se faz necessário em 1º lugar  a capacitação do professor para fazer frente as informações que os alunos tem mas que não sabem como utilizá-los, para que se faça da tecnologia uma aliada disponível para a construção do conhecimento





  Referência:               https://www.youtube.com/watch?v=IzsHAiCvxR8



                            

                                          ENSINAR A  LER   


         Paulo Freire, educador por excelência, nos leva a repensar o papel do professor na alfabetização tanto de crianças como de adultos.        O ato de ler não se refere apenas a decifrar o que está escrito mas a entender a interpretar o que se lê.        Para Freire trabalhar com temas que fazem a realidade do aluno, vazias de significado e baseados em repetições, alheios ao seu contexto de vida se torna inconsciente e desencorajador ao jovem ou adulto que após uma jornada de trabalho vem a escola que lhe propõe lidar com temas que nada tem a ver com sua realidade e interesse.       Lidar com temas alheios ao seu mundo o fazem sentir-se excluído  já que fogem do seu contexto . O não ser alfabetizado na idade adulta já é excludente e se possibilitarmos trabalhar com temas que abordem o seu contexto de vida irá estimulá-lo a ser o autor de sua aprendizagem por estar tratando daquilo que lhe interessa; suas dificuldades e expectativas, daquilo que lhe é significativo e que tem importância.      Permitirmos a abordagem de temas de interesse levará o aluno aprender com prazer porque o que está aprendendo pode lhe proporcionar oportunidades de reflexão e mudanças em sua vida.




Referências:

  FREIRE,Paulo.A dialogicidade- essência da educação como prática da liberdade.In:Pedagogia do Oprimido. 6º edição.Rio de Janeiro: Paz e Terra,1978.p89101.