domingo, 2 de julho de 2017


                                       Conselho escolar


Por meio dos relacionamentos que estabelecemos uns com os outros que exercitamos nossa cidadania. A escola é por excelência um espaço privilegiado de construção de relacionamentos e de convivência entre indivíduos de diferentes grupos.

Na escola é que se processa a emancipação, a formação do individuo, a sua autonomia, onde é moldado o cidadão capaz de fazer acontecer as mudanças necessárias a sociedade.

Ao observar a realidade escolar e social vemos que o exercício da democracia é uma ideia ainda em construção. A prática da democracia, ainda tímida, carece de condições para seu exercício, sendo ainda necessária a conscientização por parte do cidadão.

O Conselho Escolar “é um órgão colegiado representativo da comunidade escolar de natureza deliberativa, construtiva, avaliativa e fiscalizadora”; por isso é necessário que haja conscientização e bom relacionamentos entre escola e conselho.

Segundo Werle (2003,p.70),o conselho será o resultado da sua construção pela comunidade e a representação do relacionamento de seus integrantes. Se os relacionamentos forem de respeito e responsabilidade haverá maior possibilidade de êxito nos projetos a serem desenvolvidos.

Além da conscientização é preciso que se faça capacitação dos representantes para que possam preencher os anseios da comunidade.

Existe ainda o conservadorismo que, camuflado, impede a real participação da sociedade e que por sua vez acaba se omitindo por falta de conhecimento ou por achar que não é de sua competência.

Conforme Ciceski e Romão( 2004,p.67), “um dos pressupostos da Gestão Democrática é a capacitação de todos os segmentos escolares, pois participação exige aprendizado.”

A consciente participação dos representantes da comunidade escolar é que tornará possível o avanço nas conquistas  individuais e sociais.

O Conselho de Educação, bem como os demais colegiados, são importantes para o avanço da democracia, para o avanço no aperfeiçoamento da gestão e dos relacionamentos com a escola e com a comunidade.

Na entrevista realizada com o presidente do Conselho Escolar , observei que a função do Conselho Escolar está mais relacionado com a execução de melhorias na escola, promoção de eventos, arrecadação de fundos e mediação entre pais e escola.

O que foi visto na entrevista e conforme o texto lido ficou claro que “a capacitação é o caminho para a participação mais consciente e cidadã dos representantes da comunidade”.



Bibliografia: Instancias colegiadas: Espaços de participação na gestão democrática da escola pública, Irene de Fátima Galina

Colegiado Escolar, Espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003.

CICESKI, Angela Antunes; Romão, José Eustáquio, Conselhos de escola: coletivos intituintes da escola cidadã In GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio(orgs). Autonomia da escola: princípios e propostas 6ºed.São Paulo: Cortez.2004.

WERLE, Flávia Obino Correia. Conselhos Escolares: implicações na gestão da Escola Básica .Rio de Janeiro: DP&A,2003.

Um comentário:

  1. Olá! A postagem está organizada e trouxe argumentos referente ao estudo. Continue se dedicando!

    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD UFRGS

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