segunda-feira, 27 de maio de 2019

Mitos e preconceitos sobre a pessoa com deficiência


 Como mãe de especial senti na pele a discriminação e o preconceito para com as pessoas deficientes nas idas e vindas diárias a POA, a médicos, fisioterapias e a Kinder que era sua escolinha; em Canoas não a aceitavam porque era dependente total. Até mesmo na AACD seu atendimento era restrito porque na opinião dos médicos, para ela não teria aproveitamento.
 Assim era a trinta anos atrás ( infelizmente ela partiu aos 26 anos a 4 anos).
 E hoje, as coisas mudaram? sim existem algumas possibilidades, a mais, no entanto, continua o preconceito e o mito de que o especial, por estar sobre uma cadeira de rodas é inútil e incapaz. Há o esteriótipo, de que, sendo um incapaz, todos os são.
 Alem do estigma, a marca que deixa a generalização e definição de " ineficientes globais".
 Ufa! Finalmente no PEAD  EIXO V tivemos a oportunidade de ver, que sim, há possibilidades de mudanças e estão dentro de nós como parte da diversidade humana  mas principalmente como educadoras a oportunidade de buscar promover a diferença que é a igualdade, pensando " ...a anormalidade de forma inovadora : não mais é somente como patologia...mas como expressão da diversidade da natureza e da condição humana..."AMARAL, Ligia Assumpção
 Como educadores precisamos derrubar mitos que ainda possam ter força e que prevalecem desde sempre na sociedade.
cabe-nos derrubar barreiras e incentivas as potencialidades individuais de "Todos" os nossos educadores, nos adequando e adequando-as a diversidade procurando erradicar a ideia de que o deficiente é incapaz promovendo a igualdade, a integração e a aprendizagem com as peculiaridades que cada um possui.
é um desabafo mas também uma reflexão sobre essa realidade no contexto educacional.


 Referências: 

 AMARAL,Ligia Assumpção.Sobre crocodilos e avestruzes: falando das diferenças físicas, preconceitos e superação. In:AQUINO, Julio Gropa(org.).
Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:Summus, 1998.
https://www.youtube.com/watch?v=V2ejcpp7ibg  ( Quem é o verdadeiro deficiente? )

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário