segunda-feira, 27 de maio de 2019

PROJETOS NA SALA DE AULA EIXO Vll

Retomando as postagens do blog sobre a prática de projetos percebo que no dia a dia nos bloqueamos eu pela falta de tempo ou mesmo por acomodações e nos prendemos a conteúdos, pré-estabelecidas repetindo a velha pratica pedagógica ou pela visão estrita e do ambiente não propício nos obstemos de buscar inovar os entediantes e desmotivadores métodos de ensinos já ultrapassados.
Porém para que haja uma boa aprendizagem o professor deve buscar conhecer individualmente o contexto que envolve para cada aluno para adequar as ferramentas a serem usadas para alcançar o fim pretendido.
Como afirma Vasconcelos...



 Conhecimento da realidade do aluno é essencial para subsidiar o processo de planejamento numa       perspectiva dialética. Devemos ter em conta o aluno real, de carne e osso que efetivamente está           em sala de aula, que é um ser que tem suas necessidades, interesses, nível de desenvolvimento             ( psicomotor, sócio-afetivo e cognitivo),quadro de significações, experiências anteriores
 ( Histórias pessoais) sendo bem distinto daquele aluno ideal dos manuais pedagógicos(marcado            pelos valores  de classe) ou do sonho de alguns professores.


       (VASCONCELLOS, 1999,P.107)


 
Assim, a prática dos projetos são importantes por fazerem uma trama com as diversas áreas de conhecimento, a aprendizagem deve ser dinâmica e ativa, por isso a importância de interação com o todo.
Já não se pode conceber um ensino baseado em clima de auditório onde o copiar e repetir prevalece, mas deve ser feito em clima de laboratório onde a espontaneidade e interação propiciem a construção de conhecimento ao aluno autonomia para buscar aprender a partir  de seus interesses dando significado e sendo construtores do seu próprio conhecimento.


Referências:

VASCONCELLOS,Celso.Planejamento: Projeto de Ensino e Aprendizagem e Projeto Politico-Pedagógico-elementos metodológicos para a elaboração e realização. 5ºed.São Paulo: Libertad,1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário