As relações interpessoais são essenciais para o desenvolvimento integral do ser e é através do ato de brincar que a criança desenvolve suas capacidades, amplia seu repertório cultural.
Como diz Winnicott a personalidade de uma pessoa é elaborada através das vivências na infância, A onde o brincar deixa suas marcas. Além de elaborar através das experiências o reconhecimento das diversas esferas que a rodeiam, desenvolve suas faculdades motoras e mentais.
Através do brincar a criança aprende e efetiva relacionamentos. Aprende o compartilhamento a competição, obediência as regras, liderança; trabalha suas emoções, aprende ganhar e perder, desenvolve os princípios fundamentais na elaboração de seu caráter.
A cooperação, a liderança, a competição são princípios desenvolvidos através das brincadeiras.
Piaget, buscou entender as características do brincar nas diversa faixas etárias. Descobriu que as experimentações, as atividades repetitivas fazem parte das brincadeiras dos menores. Já os maiores procuram entender o outro e criar regras nas brincadeiras.
Vygotsky diz ser importante e que é papel da escola oferecer atividades desafiadoras com o fim de desenvolver a autonomia da criança. Além do que nas práticas pedagógicas deve haver o aproveitamento das brincadeiras com o fim de desenvolver a socialização e integração entre os grupos.
O brincar é inerente ao ser humano, além disso é direito garantido pela Constituição dos direitos das Crianças e Adolescentes.
É dever dos pais e educadores aproveitar essa atividade tão natural afim de abrir janelas em nossas infâncias para que o sol da alegria e da felicidade possa entrar.

Olá Liris!
ResponderExcluirAdoro ler assuntos relacionados ao brincar. Acredito que tu tenhas feito um bom resumo com alguns dos principais pensadores que tratam do brincar. Para mim, a criança que brinca está saudável e em prontidão para aprender coisas novas pois, como diria Ruben Alves: "Brincar não é para chegar a algum lugar, pois quem brinca já chegou." Abraços!