sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O desejo de Saber

O desejo de saber é inerente do ser humano desde a infância a criança já anda as voltas buscando satisfazer suas curiosidades  na busca de respostas aos questionamentos e por novos saberes.
A transferência faz parte do inconsciente e tem relação ao fato de se deslocar experiências vivenciadas em algum momento da vida e que em determinada situação é trazido a tona e manifestadas por impulsos, recalques, medos etc. Ex: O medo de se lançar a novos desafios porque na infância a criança foi depreciada.
As impressões que as vezes temos de já ter estado em algum lugar, os gostos que nos remetem a determinado momento, a empatia por alguém que é consequência de semelhanças, se referem a contratransferência e suas marcas deixadas no inconsciente. Ex: O cheiro do plátano por onde passamos outro dia remete a lembrança da infância quando varria o pátio embaixo de quatro plátanos enormes na casa de minha avó.

Um comentário:

  1. Oi Liris!
    Muitas vezes, o vento pode não soprar como queremos, mas com o passar do tempo, este mesmo vento pode nos remeter a um perfume que nos transporta para um mundo imaginário, repleto de cheiros e sons familiares, os quais nos fazem sonhar.
    Abs
    Tutora Silvana

    ResponderExcluir