domingo, 15 de maio de 2016

A música no processo de aprendizagem
 


A música faz parte do universo. O farfalhar das palavras, a musicalidade dos ventos, das águas, pássaros e animais , ao bebê recém nascido vão os sons se transformando em música. A música transmite prazer e eleva os sentimentos.
Na escola aprendizagem pode ser reforçada pelo seu uso e por ela serem trabalhados aspectos individuais, como, aprimoramento da audição, o ritmo, além de trabalhar a parte corporal, motora e socialização. A música trabalha a atenção a  concentração, o lado emocional e tantos outros. A utilização da música de maneira lúdica facilita o aprendizado. Como retentora da atenção a música tem papel muito importante, o que pude comprovar com meus alunos ao utiliza-la para reter sua atenção e canaliza-la, é um meio fácil de conseguir domínio sobre os mesmos.
Apesar de "os interesses musicais dos alunos serem muito variados acredito ser uma forma eficaz de, proporcionando alegria, capturar a atenção, sem contar os demais benefícios".
Quanto ao ensino propriamente dito da" música" na escola, vejo a dificuldade da aplicação pelo fato de que deveria haver uma especialização para atender a demanda.
O simples fato de fazer uma" lei " colocando a música como parte do currículo escolar  não vai alcançar o objetivo, pois envolve muitos fatores e apesar de ser inerente ao ser humano envolve uma gama de afinidades. Como então em sala de aula, aplicar um ensino direcionado e proveitoso a todos?
O ponto deve ser como diz Swanwik:"colaborar para que jovens e crianças compreendam a música como algo significativo na vida de pessoas e grupos, uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que reflete sistemas e redes culturais e que ao mesmo tempo, funciona como uma janela para novas possibilidades de atuação na vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário