domingo, 15 de maio de 2016






Surdos, Barreiras X Possibilidades



 A aceitação e reestruturação por parte da sociedade é fator primordial para a inserção dos surdos no ensino regular. A conscientização e reconhecimento de sua identidade como grupo social com capacidades iguais a qualquer pessoa, somadas a utilização da língua de sinais podem superar as barreiras que, hoje, são enfrentadas nas escolas.
 Para tanto é necessário que a escola se reorganize a fim de que o aluno surdo possa fazer parte do grupo social escolar num ambiente isento de preconceitos e onde sua cultura possa fluir com naturalidade e que finalmente deixe de ser verdadeiro o dizer de (Karnopp, 2013).
 "...a falta de reconhecimento da língua de sinais, a carência da educação bilíngue, a disponibilidade limitada de serviços de interpretação e a generalizada desinformação da sociedade sobre a situação e as condições de vida das pessoas surdas na maioria dos países mantêm esses sujeitos privados do acesso a amplos setores da sociedade e do exercício da cidadania."
 E será utopia essa realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário