ENSINAR A LER
Paulo Freire, educador por excelência, nos leva a repensar o papel do professor na alfabetização tanto de crianças como de adultos. O ato de ler não se refere apenas a decifrar o que está escrito mas a entender a interpretar o que se lê. Para Freire trabalhar com temas que fazem a realidade do aluno, vazias de significado e baseados em repetições, alheios ao seu contexto de vida se torna inconsciente e desencorajador ao jovem ou adulto que após uma jornada de trabalho vem a escola que lhe propõe lidar com temas que nada tem a ver com sua realidade e interesse. Lidar com temas alheios ao seu mundo o fazem sentir-se excluído já que fogem do seu contexto . O não ser alfabetizado na idade adulta já é excludente e se possibilitarmos trabalhar com temas que abordem o seu contexto de vida irá estimulá-lo a ser o autor de sua aprendizagem por estar tratando daquilo que lhe interessa; suas dificuldades e expectativas, daquilo que lhe é significativo e que tem importância. Permitirmos a abordagem de temas de interesse levará o aluno aprender com prazer porque o que está aprendendo pode lhe proporcionar oportunidades de reflexão e mudanças em sua vida.
Referências:
FREIRE,Paulo.A dialogicidade- essência da educação como prática da liberdade.In:Pedagogia do Oprimido. 6º edição.Rio de Janeiro: Paz e Terra,1978.p89101.
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