sexta-feira, 22 de junho de 2018


                                                         

                                 Linguagem x Ludicidade




  A interação com o que nos rodeia se efetiva através das linguagens, nas mais diversas formas, assim como a oral e a corporal que são a leitura de sentimentos e pensamentos  por  ela revelados.
  Na escola  a utilização de diversas atividades auxiliam e desenvolvem na criança linguagens que revelam o contexto que a rodeia e a insere no grupo e no meio em que vive, havendo então a integração.
  O professor que usa a ludicidade no seu contexto escolar e a relaciona com o saber do próprio aluno encontra mais facilmente formas de adaptar conteúdos as condições do aluno; dando oportunidade de construção do conhecimento .
  As atividades orientadas devem visar um resultado pedagógico.
  Por isso as atividades prazerosas, brincadeira, música e jogos utilizados na escola dão a ela a oportunidade de interagir e aprender com a leitura de novas linguagens suas e de seus pares assimilando outras culturas, novas atitudes, vocábulos e agregando novos conhecimentos.
  “ De acordo com Piaget: é necessário que a criança esteja em permanente troca simbólica (exprimir, trocar, com outras crianças e adultos, lembranças projetos, pensamentos e sentimentos).”
    E dentro desse pensamento a Ludicidade proporcionará apropriação de conceitos que motivarão a aprendizagem.


    Referênciais:

Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de investigação, Adrian Oscar Dongo Montoya(Psicologia em estudo,Maringá,2006)



Nenhum comentário:

Postar um comentário