Projetos na sala de aula
A utilização de projetos que articulam a criatividade com os conteúdos curriculares auxiliam e enriquecem a aprendizagem.
Ao professor compete tornar o momento pedagógico um momento prazeroso utilizando-se dos meios de comunicação acessíveis para que o trabalho com projetos venha favorecer e incentivar o aluno em suas buscas descobertas, no caminho da aprendizagem. Ponto importante para uma boa aprendizagem é o conhecimento da individualidade do aluno, seu contexto de vida, na realidade para que o educador possa utilizar as melhores ferramentas na aplicação dos projetos alcançando assim o fim que foi proposto. Bem como afirma Vasconcelos:
O conhecimento da realidade do aluno é essencial para subsidiar o processo de planejamento numa perspectiva dialética. Devemos ter em conta o aluno real, de carne e osso que efetivamente está em sala de aula, que é um ser que tem suas necessidades, interesses,nível de desenvolvimento (psicomotor,sócio afetivo e cognitivo), quadro de significações, experiências anteriores (histórias pessoais)sendo bem distinto daquele aluno ideal, dos manuais pedagógicos( marcados pelos valores de classe) ou do sonho de alguns professores. (VASCONCELLOS,1999,P.107)
Ser capaz de perceber as necessidades do aluno no processo de aprendizagem vai fazer com que, mais facilmente possa crescer como um todo. Os projetos integrados ás mídias acessíveis aliadas ao conhecimento do aluno como um ser em construção é abrir caminho para o desenvolvimento e autonomia para interagir com seu grupo.
Referências:
VASCONCELLOS,Celso.Planejamento:Projeto de Ensino e Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico-elementos metodológicos para a elaboração e realização.5ºed. São Paulo: Libertad,1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário