Conforme
o texto indicado Alfabetização Matemática nas Séries Iniciais: O que é? Como
fazer?, as comparações surgem a partir da observação que a criança faz.
Para
comparar é importante a inclusão de atividades que proporcionem essa
observação.
"...Não
basta apenas aprender a reconhecer os números, é necessário compreender a qual
quantidade se refere..."
Ex:
Para que a criança chegue ao resultado da equação de três maçãs mais duas
bananas, ela precisa representar esse problema, observando maçãs e bananas e,
juntando-as uma após outra.
Kamii,
(1986) ainda ressalta que a criança progride na construção do conhecimento
lógico matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela
criou entre os objetos.
Por
isso, "encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de
objetos , eventos e ações em todas as espécies de relações. A pensarem sobre
números e quantidades de objetos quando estes sejam significativos para eles. Encorajar
a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar e fazer conjuntos com
objetos móveis. (Kaimii 1986,p.16)"
Então
alfabetizar em matemática é buscar proporcionar a observação, a compreensão e a
interpretação do que é ensinado.
Por
fim, "ser alfabetizado em matemática, é compreender o que se lê e escrever
o que se compreende..."Assim, para o problema: mamãe tinha 6 ovos, fez um
bolo com 4 ovos. Quantos ovos sobraram?
A
criança elabora a representação, realiza a observação faz a comparação interpreta
o enunciado e por fim quantifica os objetos relacionados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário