domingo, 18 de dezembro de 2016

Matemática- COMPARAÇÃO!



    
Conforme o texto indicado Alfabetização Matemática nas Séries Iniciais: O que é? Como fazer?, as comparações surgem a partir da observação que a criança faz.

Para comparar é importante a inclusão de atividades que proporcionem essa observação.

"...Não basta apenas aprender a reconhecer os números, é necessário compreender a qual quantidade se refere..."

Ex: Para que a criança chegue ao resultado da equação de três maçãs mais duas bananas, ela precisa representar esse problema, observando maçãs e bananas e, juntando-as uma após outra.

Kamii, (1986) ainda ressalta que a criança progride na construção do conhecimento lógico matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela criou entre os objetos.

Por isso, "encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos , eventos e ações em todas as espécies de relações. A pensarem sobre números e quantidades de objetos quando estes sejam significativos para eles. Encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar e fazer conjuntos com objetos móveis. (Kaimii 1986,p.16)"

Então alfabetizar em matemática é buscar proporcionar a observação, a compreensão e a interpretação do que é ensinado.

Por fim, "ser alfabetizado em matemática, é compreender o que se lê e escrever o que se compreende..."Assim, para o problema: mamãe tinha 6 ovos, fez um bolo com 4 ovos. Quantos ovos sobraram?

A criança elabora a representação, realiza a observação faz a comparação interpreta o enunciado e por fim quantifica os objetos relacionados.














Nenhum comentário:

Postar um comentário