Torna-se
obrigatória a lei 10.639/2003 do ensino da História e Cultura Afro-brasileira
nas escolas. O ensino passa a ser inserido na grade curricular, a História da
África e dos Africanos, os negros e suas contribuições sociais, politica e
econômica, a educação em consciência
negra é necessária ser refletida pois
nada são flores. Pais de alunos negros ainda vivem a desigualdade a questão
étnico-racial e superação do racismo nas
escolas.
A
educação deve permitir a formação de uma imagem positiva sobre o individuo,
vemos em atividades escolares o lápis cor de pele, onde afeta as crianças
negras ao se retratar, inconscientemente elas são influenciadas ao “claro” como
padrão.
A
escola está silenciando a história e cultura negra, retirando a oportunidade de
fazer estudantes críticos de um sociedade brasileira.
O
livro Sociedade, discriminação e educação, Vera Candau(2012,p.13 afirma que...
“Na
sociedade brasileira, exclusão, preconceito e discriminação caminham juntos. A
diferença se transforma em desigualdade, através de processos sutis e complexos
presentes em nosso cotidiano, nos
âmbitos privado e público, assim como nos diferentes espaços sociais.”
Precisamos
desconstruir o preconceito relacionado aos conflitos étnicos raciais dentro do
ambiente escolar.
Nas
escolas podemos observar que alunos não tem respeito pela diversidade, nem
sabem lidar com as diferenças raciais.
É
necessário promover respeito entre os colegas adotando atividades, respeitosas
e reconhecer o direito de todos .
A
credito ser um caminho de sucesso que soma conhecimentos melhorando a
consciência dos alunos ao conhecer suas origens, afirmando suas raízes.
É
um desafio para nós educadores onde temos como meta a desconstrução de ações
preconceituosas no ambiente escolar.
E
falando em atividades aqui posso exemplificar o DIA DA CONSCIENCIA NEGRA
em minha escola, onde nós professores dançamos a música Pérola Negra de
Daniela Mercury, foi um sucesso
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