segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A importância dos jogos e das brincadeiras no ensino da matemática

                               

  Escrevo minhas considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática. Nos semestres anteriores vimos como a ludicidade favorece a socialização que desenvolve habilidades como: compreensão das regras, atenção, organização, interação, raciocínio lógico, criatividade e auto confiança como afirma (RIZZI,2001)




 O conteúdo e a dinâmica do jogo não determinam apenas a relação da                                                   criança com o objeto mas também suas relações em face a outros                                                           participantes do jogo. Assim, o jogo de regras possibilita o                                                                     desenvolvimento das relações sociais da criança.
                                                         ( RIZZI, HAYD, 2001 P.86)



  Os conteúdos atrativos alcançam mais facilmente os objetivos propostos e os alunos assimilam e compreendem os conceitos expostos. Segundo KISHIMOTO:




O jogo na educação matemática passa a ter caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem.A criança, colocada  diante de situações ludicas, aprende a estrutura lógica da  brincadeira e, deste modo e , aprende também a estrutura matemática presente.                                                                                                 (  KISHIMOTO, 2010 P.80)  


  Assim, percebi na prática que ao apresentar conteúdos através de jogos tive maior alcance dos alunos na concretização dos objetivos propostos de forma acessível e natural d construção da aprendizagem.



Referências: Kishimoto, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO,Tizuko Morchida( org).Jogo brinquedo, brincadeira e a educação 4º edição. São Paulo:Cortez, 2000.

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