Escrevo minhas considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática. Nos semestres anteriores vimos como a ludicidade favorece a socialização que desenvolve habilidades como: compreensão das regras, atenção, organização, interação, raciocínio lógico, criatividade e auto confiança como afirma (RIZZI,2001)
O conteúdo e a dinâmica do jogo não determinam apenas a relação da criança com o objeto mas também suas relações em face a outros participantes do jogo. Assim, o jogo de regras possibilita o desenvolvimento das relações sociais da criança.
( RIZZI, HAYD, 2001 P.86)
Os conteúdos atrativos alcançam mais facilmente os objetivos propostos e os alunos assimilam e compreendem os conceitos expostos. Segundo KISHIMOTO:
O jogo na educação matemática passa a ter caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem.A criança, colocada diante de situações ludicas, aprende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo e , aprende também a estrutura matemática presente. ( KISHIMOTO, 2010 P.80)
Assim, percebi na prática que ao apresentar conteúdos através de jogos tive maior alcance dos alunos na concretização dos objetivos propostos de forma acessível e natural d construção da aprendizagem.
Referências: Kishimoto, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO,Tizuko Morchida( org).Jogo brinquedo, brincadeira e a educação 4º edição. São Paulo:Cortez, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário