quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Infâncias


                                     
   
       Rever as interdisciplinas me levou a refletir sobre os conceitos estudados e a forma como tenho levado a teoria ao contexto escolar como finalidade de promover a socialização e a integração dos diversos grupos.
       As situações que ocorrem nas brincadeiras moldam o caráter da criança no exercício da paciência, do entender o outro, esperar, ceder, bem como desenvolvendo a imaginação, criando habilidades e capacidades de resolução cognitiva, emocional e social.
      Um ponto positivo para a inclusão do lúdico na sala de aula foi atrair a atenção dos dispersos.
       Hoje, as crianças relacionam o brincar com artefatos eletrônicos o que ás leva a inércia, a sedentariedade e obesidade.
       As vantagens de se proporcionar as crianças o brincar vão além do fato de proporcionar prazer e um bom desenvolvimento físico e mental. Para CUNHA, (1994), o brincar é uma característica primordial na vida das crianças, porque é bom, é gostoso e dá felicidade. Além disso, ser feliz, é estar mais predisposto a ser bondoso, amar o próximo e a partilhar fraternalmente, são outros pontos positivos dessa prática.
     Por fim, brincar é um direito da criança e é garantido pela lei 8.069 de 13 de julho  de 1990 no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

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