segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
PROJETOS/ APRENDIZAGENS
É hora de rever os quatro primeiros eixos, observar o que foi aprendido. O caminho percorrido até aqui me mostrou uma nova prática de sala de aula, diferente baseada na elaboração ou arquitetura de Projetos de Aprendizagem; prática essa " ...que configura uma situação aberta, desestabilizadora, cujos caminhos e resultados não são pré-determinados e nem conhecidos de antemão pelos docentes."
(COSTA, MAGDALENA)
Os Projetos Pedagógicos de Aprendizagem fazem mais significativa á aprendizagem, porque parte dos interesses dos alunos, o que dá significado ao conhecimento porque se envolvem na busca de respostas as suas inquietações, sem os conteúdos massantes, mas sim que são do interesse de cada um num processo aberto e flexível na busca de aprendizado.
Iniciar práticas diferentes, como os Projetos de Aprendizagem, traz expectativas e até medo por estarmos acostumados aos conteúdos prontos.
Hoje, no entanto, vejo como é importante orientar os alunos para que tenham autonomia e sejam construtores do seu próprio conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário