segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O tempo e o espaço

 
                               

    Refletir sobre o tempo e o espaço me fez concluir que o tempo não é igual para todos e para tudo, no entanto, no entender de ( GOMES,2004) o tempo individual como o coletivo são importantes e a fragmentação e automatismo do tempo escolar não criam momentos preciosos e de satisfação para o desenvolvimento integral do sujeito.

   O tempo de aprendizagem não deve ser usado para quantifica-la através de uma nota no final do ano, mas usar esse tempo " ...Para se pensar juntos, para decidir coletivamente, o que fazer, como fazer, porque fazer", tempo de criação e não como os tempos vividos em anos anteriores como "...tempo de repetição."( SAMPAIO 2002,P.190)

   Hoje concluo que ao fragmentarmos o tempo deixamos passar oportunidades de enriquecimento e crescimento dentro e fora da sala de aula. É preciso usar os tempos conjuntamente para eliminar diferenças e promover mudanças que promovam intensamente a vida porque " O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria." ( PAULO FREIRE 1993,P.10)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário